Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Talassoterapia




ALGAS VERMELHAS
Possuem um dos mais eficientes sistemas anti-radicais livres devido à presença da bio-molécula Super Physico Dismutasa (SPD).
Devido a sua alta concentração de mucopolissacarídeos (atuantes em nível intersticial), devolvem a velocidade normal das trocas celulares nos tecidos celulíticos asfixiados.

ALGAS PARDAS
Por serem alcalinas, as algas pardas revelam-se excelentes para a esfoliação. As células mortas, que se acumulam a cada dia, dão um aspecto opaco à pele do rosto e do corpo. Em qualquer idade, o peeling de algas pardas atenua rugas, desencrusta os poros e dá uma aparência fresca e juvenil.

Composição qualitativa-quantitativa centesimal:
Cálcio 1.0400 g
Magnésio 0,1700 g
Sódio 0,3700 g
Potássio 0,3100 g
Carbonato 0,1000 g
Bicarbonatos 0,1300 g
Cloreto 0,0038 g
Sulfatos 2,5200 g
Anidrido sulfuroso 18,0000 g
Enxofre coloidal 15,2400 g
Ferro 2,5200 g
Água termal 47,0000 g

Oligoelementos em PPM (*) de matéria solta:
Chumbo (como Pb2+) 24
Cobre (como Cu 2+) 28
Zinco (como Zn 2+) 70
Magnésio (como Mg 2+) 196
Níquel (como Ni 2+) 10
Cobalto (como Co 2+) 12
Prata (como Ag 2+) 2

Aplicações Médicas
- Reumatismo em geral;
- Artrose;
- Artrite;
- Gota;
- Varizes;
- Psoríase;
- Eczemas;
- Rosácea.


Aplicações Estéticas
- Envelhecimento cutâneo;
- Pele seca e desidratada;
- Manchas e melasmas;
- Flacidez;
- Anti-acne;
- Limpeza profunda da cútis;
- Celulite;

- Derrames varicosos;
- Drenagem linfática;
- Perda de cabelo;
- Alopecias leves e médias.


Preparação das Algas Vermelhar
- 1 folha média de alga vermelha;
- ½ copo de água morna.

Hidrate a alga com a água e deixe descansar por 15 minutos. Essa mistura pode ser usada dessa forma ou batida no liquidificador, formando um gel que pode ser utilizado no ionizador, ultra-som ou como veículo para massagem. Para utilização como mousse capilar ou solução ionizável, deve-se acrescentar mais água.

Desde a Antiguidade, são conhecidas em diversos locais do mundo. Fontes de oligoelementos, sais e minerais, água e produtos provenientes do mar, cujas propriedades particulares as tornam um recurso terapêutico interessante. As águas de origem profunda, na medida em que se deslocam para a superfície, dissolvem corpos das diversas camadas geológicas a favor da temperatura e emergem com um alto conteúdo iônico naturalmente equilibrado, somando elementos únicos de alto valor terapêutico.

Antigamente, os médicos egípcios a utilizavam para tratar inflamações, feridas e deformações reumáticas. Os gregos a usavam para aliviar dores abdominais e reduzir a inflamação do reumatismo e da artrose. De acordo com os relatos bíblicos (segundo São João), Jesus também a empregava nas curas que fazia. Mahatma Gandhi também curava com talasso muitas enfermidades.

Os minerais ou oligoelementos são a coluna vertebral do nosso metabolismo. Todos os outros nutrientes, incluindo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e enzimas requerem uma variedade enorme de minerais para funcionar, para formar um aminoácido, um hormônio, que são geradores vitais. O corpo necessita do lítio, manganês, cobre, selênio, cálcio, cromo, etc.

Esta terapia utiliza-se dos princípios ativos, lipolíticos e remineralizantes, da água do mar. Bandagens umedecidas com estes princípios ativos são aplicadas nas regiões afetadas. Seja gordura localizada ou celulite, a talassoterapia pode ser feita em conjunto com a pressoterapia ou a eletroterapia, num total que varia de 10 a 30 sessões.

Benefícios da Talassoterapia Através da Talassoterapia é possível oferecer ao organismo oligoelementos, os complexos iodados e aminoácidos, que são elementos de reconstituição celular. Pode-se ainda tonificar as paredes dos micro vasos e melhorar a circulação da pele. A liberação da histamina, que ocorre durante a aplicação dos talassocosméticos, produz uma vasodilatação e intensifica a transpiração, com consequente eliminação das toxinas da pele. Em talassoterapia, são muito usados os pelóides e limos marinhos no preparo de máscaras e banho de imersão. Eles são constituídos de uma parte mineral, contendo cerca de 50% de argila, uma porção hidromineral e uma porção orgânica. Este colóide hidratante é constituido de micropartículas decantadas de água do mar, uma grande concentração de íons, sedimentos marinhos, microorganismos e óligoelementos. Possue um grande poder higroscópio, isto é, uma grande capacidade de absorção de água, sendo, por isto, muito utilizado para hidratação corporal.


Ação dos Talassocosméticos
Dentre os seus diversos benefícios, já constatados por muitos autores, podemos ressaltar:
- Regulam as funções orgânicas através do sistema neuroendócrino, por ação catalítica das suas enzimas;
- Aumentam a permeabilidade cutânea;
- Penetram facilmente na pele, pelas suas características iônicas;
- Realizam um micro peeling cutâneo, graças à sua hipertonicidade, principalmente da Água do Mar Recostituifa e da Máscara Corporal. Essa hipertonicidade favorece o embebimento e posterior eliminação das células do estrato córneo disjunto;
- Relaxam a musculatura tensa e crispada, transmitindo aspecto descansado à face;
- Ajudam na normalizaçào das secreções seborreicas;
- Reduzem a hiperidrose (tratamento excessiva), inclusive dos pés;
- Promovem tremineralização orgânica;
- Favorecem a microcirculação sangüínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha do meu blog?