Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O PROFISSIONAL DE ESTÉTICA HOJE


O cliente busca permanentemente novidades em tratamentos estéticos, em cosméticos, nos cuidados e assessoramento no que diz respeito aos cuidados com a face e corpo. Busca hoje, um profissional qualificado que possa informá-lo com argumentação científica, sempre calcada no conhecimento da anatomia, fisiologia, cosmetologia, e em recursos técnico-estéticos, que proporcionem tratamentos específicos para suas necessidades.

Um esteticista motivado por sua profissão, mostra-se inquieto por aprender, por reciclar-se e por superar possíveis dificuldades que esta atividade profissional possa oferecer. A seriedade, o conhecimento técnico-científico, a objetividade, a obstinação, a ética, a motivação e o amor são ferramentas básicas de que o profissional esteticista dispõe para alcançar sucesso. Como sabemos, sobreviverão à solicitação do mercado os melhores profissionais, aqueles mais preparados. Por essa razão, creio que cada vez mais o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar tenderá a proporcionar resultados positivos ao nosso cliente.

Mediante esta nova tendência, devemos levar em conta que o papel do esteticista é fundamental nestas equipes interdisciplinares, podendo contribuir de forma coadjuvante nos tratamentos prescritos pelo médico inclusive, opinando e sugerindo técnicas complementares ao tratamento, possibilitando resultados mais eficazes e atuação mais ética. Hoje, com a alta tecnologia cosmetológica e com o avanço técnico da estética, temos obtido apoio de muitos médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos, endocrinologistas, angiologistas

Ficamos felizes, que há importante solicitação por parte dos médicos em busca de profissionais qualificados para atuarem em seus consultórios, que desenvolvem atividades coadjuvantes que vão desde uma limpeza da pele, com o objetivo de remover impurezas da pele e/ou possibilitar afinamentos da camada córnea, fazendo uso de protocolos autorizados no exercício da profissão, passando por hidratações, acompanhamento da acne, massagem manual, liftings cosméticos, aplicação de alguns ácidos permitidos pela vigilância sanitária, utilização da eletroestética, até acompanhamento de um pós-cirúrgico com aplicação da técnica de drenagem linfática.

O técnico e o tecnólogo em estética nos tempos atuais, é um profissional formado para interagir complementarmente com diversas especialidades, com relação de interlocução e harmonia. Sua esfera de atuação é determinada pelos outros campos profissionais do setor da saúde, mas sua autonomia é muito abrangente no que se refere ao processo de preservação da beleza para o bem-estar físico e psicológico do cliente.

Teremos dado um grande passo na qualidade e preservação da saúde e do bom atendimento ao nosso cliente, quando tivermos em mente que, “Dar vida aos anos, vale muito mais a pena do que darmos anos à vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha do meu blog?