Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

Oligoelementos

OLIGOTERAPIA COSMÉTICA


PEQUENAS DOSES GRANDES EFEITOS

Os oligoelementos são substâncias como selênio, fósforo, manganês, zinco, ferro e etc, encontradas naturalmente no organismo em concentrações ínfimas, inferiores a 0,01%. O corpo humano não precisa de grandes quantidades desses elementos, no entanto, eles são extremamente importantes para o nosso organismo.
Os oligoelementos são chamados de catalisadores das funções enzimáticas, pois permitem pela sua presença, influenciar a velocidade de uma reação sem contudo tomarem parte ativa nesta reação. Fornecem a enzima, a energia para que a reação bioquímica ocorra. A atividade dos oligoelementos regula e permite as trocas metabólicas, graças as quais o organismo tem a possibilidade de restabelecer por si próprio o equilíbrio biológico.

O simples fato de um organismo estar carente de pequeníssima quantidade de algum elemento, dá origem a patologias diversas por bloqueio das cadeias de reações bioquímicas. São essas cadeias intricadas que constituem o metabolismo homeostático (equilibrado) do indivíduo.
Porém, a intensiva utilização dos solos destinados à agricultura, é a principal causadora das carências de sais minerais nos vegetais que ingerimos, assim como nas carnes, que não mais nos fornecem elementos suficientes, pois o gado já não obtem alimento de qualidade para sintetizar.

Aplicação dos Oligoelementos na Estética


Com base em diversos estudos e experiências, observou-se que a diminuição do teor de determinadas substâncias minerais leva à desidratação e ao envelhecimento precoce da pele.

A partir dessa informação, identificou-se que na forma cosmetológica, os oligoelementos possuem a capacidade de potencializar o efeito de quaisquer outros princípios ativos que estiverem presentes em sua formulação sem que qualquer substância seja modificada, alcançando assim efeitos surpreendentes na pele.


Hoje, praticamente todas as empresas de cosmecêuticos têm em sua gama de produtos, linhas compostas exclusivamente por oligoelementos que comprovadamente auxiliam muito o trabalho da profisional esteticista propiciando resultados visíveis mais rapidamente.

Dentre os oligoelementos que têm sido utilizados cosmetologicamente com eficácia já comprovada, podemos citar:

Sódio: em equilíbrio com o Potássio, mantém a hidratação da pele e a harmonia das células cutâneas
Cálcio: em combinação com o Magnésio, intervém na síntese do colágeno e da elastina, garantindo resistência e firmeza à pele
Silício: participa da reconstituição dos tecidos, ativa a formação de colágeno, regenera os fibroblastos e auxilia na fragilidade capilar
Selênio: trabalha inibindo a oxidação das células
Zinco: sua ausência aumenta a queratinização, auxilia a cicatrização de lesões
Manganês: tem ação específica na biossíntese do colágeno, ação anti-infecciosa, cicatrizante e antialérgica
Ferro: produz energia e oxigênio para as células, na pele sua carência se manifesta por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade
Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante
Magnésio: tem ação na manutenção do gel celular, ou seja, na hidratação e na síntese das fibras do colágeno
Enxofre: estimula o funcionamento do fígado facilitando a eliminação de toxinas, age sobre a oleosidade da pele
Fósforo: regulariza o sistema nervoso central e faz um tipo de check-up em todas as funções do organismo, estabilizando o metabolismo.
Cobre: ajuda a clarear a pele amenizando manchas, excelente em casos de acne.

Esse texto tem apenas o objetivo de informar. Qualquer intenção de fazer uso via oral de alguma dessas substâncias, deve-se obrigatoriamente procurar um profissional habilitado para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha do meu blog?