Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Proliferação dos Spas pelo Mundo


No ano de 800 d. C., o império Otomano criou os famosos banhos turcos, que estenderam rapidamente pela região. As famosas saunas quentes finlandesas que contemplavam os rituais de calor seguidos dos banhos em águas geladas foram iniciados por volta do ano 1000 d. C.Em outras regiões do mundo também existiam fortes alusões aos bemeficios dos banhos e as potencialidades da água: a primeira nascente de água japonesa ("onsen") foi descoberta no ano de 737 d.C., tornando-se uma tradição na cultura asiática. Os próprios Vedas da cultura hindu já prescreviam a grande importância da purificação do espírito através dos banhos.
A evolução da atual concepção de spas foi sendo cada vez mais desenvolvida conforme as integrações dos diferentes povos e culturas mundias cresciam. Enquanto que a cultura européia desenvolvia com grande maestria as atividades ao redor das águas e saunas, os povos asiáticos sempre foram mais voltados para as terapias corporais quando o assunto é o cuidado com a saúde. Seja com harmonia do corpo, mente e espirito da Medicina Ayurveda Indiana, com a Medicina Tradicional Chinesa, com Shiatsu japonês ou massagens tailandesas, sempre o foco se dava com tratamentos corporais, que pôr vezes também combinavam banhos, atividades nutricionais, aeróbicas e meditativas. Desta forma, o conceito e a filosofia de cada cultura foram se unindo em um só centro de bem estar conforme essas sociedades se desnvolviam: os Spas.
Os spas modernos são muito mais um reflexo da combinação dos diversos serviços trazidos por cada uma das culturas mundiais, do que o desnvolvimento individualizado de cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha do meu blog?