Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Oi pessoal, hoje me peguei lendo artigos sobre auriculoterapia com grãos de mostarda, pois sou adepta desta técnica por acha-la muito eficaz no combate as dores, pois assim não faço uso de medicamentos. Então gostei deste artigo e resolvi traze-lo para que vocês também pudessem se beneficiar das informações e fazer uso da técnica, sempre lembrando que tem de ser Técnico em Massoterapia de preferencia formado pelo Senac  para aplicar a técnica ou então médico acumpumturista ou fisioterapeuta tá, não se esqueçam jamais disto.Este é um texto tirado do site Cantinho da Saúde, que me pareceu muito legal, então se quiserem saber mais perguntem lá no site Cantinho da Saúde , bjus cheios de saúde

Auriculoterapia o que é?

Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O têrmo se refere a uma modalidade de reflexoterapia.

A auriculoterapia têm, desde tempos remotos, relatos de seu uso em vários casos. Hipócrates, considerado o pai da medicina, em seu livro “Geração” relata curas de impotência sexual com pequenas sangrias na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que relatam de tratamentos semelhantes para diversas doenças.

Em 1637, o médico português Zacutus Lusitanus descreve a utilidade de cauterizações auriculares no tratamento da nevralgia ciática. De 1850 a 1857 surgem muitas publicações sobre a eficácia desse método no tratamento da nevralgia ciática.

O médico Paul Nogier, intrigado com os relatos, começou a fazer em casos análogos, a mesma cauterização que parecia tão eficaz. Seus resultados foram surpreendentes tamanha a sedação, que era quase imediata. Paul Nogier provou seu método partindo da coluna vertebral tratando dores em diversos locais do corpo através do estímulo de pontos distintos da orelha, provando que a eficácia do método se confirmava de modo geral.
Ele nomeou esse o método.

Segundo esta terapia, existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.

Os pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias. São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.
O mapa auricular é um desenho ou foto na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas com poucas divergências, mas o padrão é sempre o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha do meu blog?